Estacionamento solar: o que é, como funciona e exemplos no Brasil

Tendência na área de energias renováveis, o estacionamento solar se consolida como opção assertiva para quem quer reduzir gastos e deixar o espaço mais elegante.

Se você ainda não sabia, no Brasil a adoção deste sistema em empresas e instituições de pequeno e grande porte cresce a cada ano.

 E as razões são fáceis de listar:

  • Reduz custos e ajuda a estabilizar o fluxo de caixa da empresa;
  • Torna o estacionamento mais bonito e elegante;
  • Contribui para o meio ambiente, afinal faz uso de energia limpa;
  • Fortifica a reputação da empresa que se mostra conectada às tendências sustentáveis do momento.

Quer entender como funciona o estacionamento solar e como implementar ele na sua empresa? Leia este texto até o fim e saiba tudo sobre o assunto.

O que é um estacionamento solar

o que é um estacionamento solar

Imagine um estacionamento ao ar livre sem nenhuma cobertura para os carros que ficam expostos às condições climáticas.

Agora imagine a mesma área com um telhado convencional.

Melhorou, né?

E se te dissermos que essa cobertura pode ser equipada com painéis solares que captam a energia e podem reduzir consideravelmente a conta de luz da empresa ou condomínio no fim do mês?

Esse é o grande objetivo do estacionamento solar.

A boa notícia é que em razão da pouca restrição do espaço físico e da boa angulação para a instalação das placas, espaços como estacionamentos são praticamente perfeitos para a captação da radiação solar.

O que isso significa?

Que mais energia será produzida e, por consequência, mais economia você terá no fim do mês.

Importante ressaltar que no Brasil existe a aplicação das bandeiras tarifárias, condição que pode aumentar a conta de luz dependendo do mês.

Isso complica o planejamento financeiro empresarial, já que é mais complicado prever o valor mensal dessa despesa fixa.

Nesse contexto, a instalação de um estacionamento solar pode ajudar a estabilizar o fluxo de caixa da companhia, já que a conta de luz será consideravelmente reduzida.

Veja também: 9 principais vantagens de utilizar a energia solar

E tem mais:

Você poderá ainda aproveitar o estacionamento solar para oferecer outros serviços aos clientes.

Que tal investir no carregamento da bateria de automóveis elétricos ou híbridos?

Presente com mais força nos países desenvolvidos, essa tendência chega devagarinho no Brasil.

Tanto é verdade que montadoras já concentram seus esforços no mercado.

Para se ter uma ideia, a Volvo informou que, em parceria com várias empresas, vai instalar quase 250 pontos de recarga ao longo dos próximos anos pelo Brasil.

Vantagens

vantagens do estacionamento solar

Há inúmeras vantagens de instalar um estacionamento solar no seu empreendimento.

Além da redução da conta de energia elétrica, os também conhecidos carpots solares contribuem para a diminuição do custo de manutenção de um estacionamento.

Isso porque as placas, que são extremamente resistentes, forram as coberturas e protegem os veículos de chuvas, granizo, entre outras intempéries.

Outra vantagem que precisa ser levada em consideração é a imagem da empresa. Como o debate da sustentabilidade pauta cada vez mais a sociedade, as empresas que investem em energia limpa e renovável tendem a atrair a atenção dos clientes e até mesmo despertar a admiração dos seus funcionários.

Tudo isso, é claro, tende a melhorar o clima organizacional.

Estacionamento solar no Brasil e no mundo

estacionamento solar no Paraná

Como já deu para perceber, o estacionamento solar se consolida como tendência país e mundo afora.

Aqui no Brasil, o mais recente investimento foi feito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), que inaugurou no início deste ano a maior usina solar do Brasil construída em estacionamento (foto acima).

Para se ter uma ideia, a expectativa é que o investimento permita uma economia de até R$ 1,5 milhão por ano em energia elétrica, o que representa 50% do consumo atual do Campus Politécnico e é suficiente para abastecer 722 residências. 

Outro estacionamento de destaque é o da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que economiza até R$ 40 mil por ano.

Cidades como Folsom (Califórnia) e Chandler (Arizona) também apresentam cases interessantes de sucesso quando o assunto é estacionamento solar.

A grande garagem de Chandler gera 7,7 megawatts de eletricidade e inclui até 30 mil painéis solares.

Evidente que tratam-se de grandes projetos, mas é importante lembrar que os estacionamentos solares podem ser adaptados para a realidade do seu negócio, seja ele de pequeno, médio ou de grande porte.

Quanto custa um estacionamento solar?

O investimento de um estacionamento solar vai depender de uma série de fatores, entre eles a região onde o seu negócio está instalado e, claro, o tamanho do espaço que você pretende instalar a tecnologia.

Para não ter dúvidas e garantir um orçamento personalizado conforme as suas necessidades, entre em contato com a Renowatt.

Lembre-se: o investimento pode ser mais expressivo de início, mas o retorno é sentido quase que imediato.

O estacionamento solar (ou garagem solar) é uma solução viável e simples.

Serão estruturas que servirão de cobertura, protegendo veículos, fonte de economia e ainda irão ajudar na valorização do seu negócio ou imóvel.

Ficou com dúvidas sobre o assunto? Deixe abaixo um comentário! Nossos especialistas em energia solar estão à disposição para deixá-lo(a) informado(a) sobre o assunto.

Tags

Iniciar conversa
Olá! Clique abaixo para iniciar uma conversa no WhatsApp.